


O Chama na Solução - Grêmios pela Paz é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Think Twice Brasil - TTB e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com o objetivo de promover o engajamento de crianças e adolescentes integrantes dos Grêmios Estudantis no enfrentamento das violências no contexto escolar e na construção de mais paz e segurança.

Engajando crianças e adolescentes no enfrentamento das violências e na construção de paz e segurança nas escolas.


A iniciativa faz parte das
ações da #AgendaCidadeUNICEF no município de São Paulo
e foi realizada, entre julho de 2024 e abril de 2025, combinando a aplicação de uma Pesquisa; e a Formação de estudantes integrantes dos Grêmios Estudantis por meio de uma metodologia ativa e participativa.
Como diferencial, o TTB desenvolveu uma trilha formativa exclusiva baseada em sua pedagogia própria, a PER (Pedagogia da Empatia e Responsabilidade) que coloca as emoções no centro do processo de aprendizagem. Além disso, a metodologia participativa se inspirou na agenda Jovens, Paz e Segurança, fruto da Resolução 2250 do Conselho de Segurança da ONU que defende o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens na construção estratégica de políticas e soluções para paz e segurança.

A Pesquisa “Violências, Paz e Segurança – A voz de crianças e adolescentes das escolas municipais de São Paulo” ouviu mais de 800 crianças e adolescentes
das escolas públicas municipais de São Paulo buscando compreender mais sobre suas experiências no reconhecimento e enfrentamento das violências no ambiente escolar e perspectivas de engajamento para construção de paz e segurança.
Entre as principais descobertas da pesquisa, estão:
Quanto mais perto da adolescência, maior se torna a capacidade de reconhecer as violências ao redor, assim como aumenta a sensação de insegurança.
Estudantes do gênero feminino percebem com mais frequência humilhações, exclusão e isolamento de alunos, e discriminação por religião.
89% dos estudantes sentem-se seguros dentro de casa, 60% sentem-se seguros na escola e apenas 35% sentem-se seguros em seus bairros.
Somente 48% dos estudantes sentem que vivem em paz.
Menos da metade dos estudantes se sentem seguros para reportar a professores ou funcionários da escola situações de violência.
Para crianças e adolescentes, a noção de segurança se relaciona a sentir-se protegido das ameaças do mundo externo, enquanto viver em paz envolve encontrar tranquilidade em si mesmo.



Acesse a Pesquisa e conheça as descobertas e potenciais soluções propostas

A Formação dos estudantes
partiu de uma metodologia participativa que envolveu crianças e adolescentes como protagonistas na criação de soluções para os desafios que os afetam, recebendo apoio contínuo para criação de projetos de enfrentamento às violências e construção de paz e segurança considerando os seus contextos.
O TTB desenvolveu o Guia de Bolso para Construção de Paz nas Escolas com o propósito de apoiar os estudantes a identificarem diferentes manifestações de violência e fortalecerem seus conhecimentos sobre como construírem uma cultura de paz e segurança em suas comunidades. Há uma versão do Guia de Bolso especialmente destinada aos educadores e outras pessoas que pretendam facilitar oficinas e rodas de conversa inspiradas nas atividades do Chama na Solução.


Baixe agora o
Guia de Bolso | Estudantes
Baixe agora o
Guia de Bolso | Educadores

Ao todo, o Chama na Solução reuniu mais de 340 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de escolas públicas
de toda a capital paulista em oficinas formativas que abordaram temáticas como reconhecimento das violências, compreensão das emoções e construção de uma cultura de paz e segura nas escolas.
Acesse o relatório de atividades do projeto e conheça mais sobre os resultados da iniciativa

